Quem me contou esse fato foi um visitante bem importante que o Coro Infantil recebeu sábado, dia 10 de setembro. Nada menos que o Maestro Jamil Maluf, regente da Orquestra que irá tocar no espetáculo. Nas próximas postagens vamos falar um pouco dela, a orquestra.
O Maestro é muito simpático, adorou conversar com a turminha, contou um pouco mais sobre a história da ópera e nos deu a honra de reger o Coro Infantil.
Ele também foi muito gentil ao ceder alguns minutos para conversar comigo em uma pequena entrevista que transcrevo a seguir:
" A tradução da ópera foi feita pelo Tiago Mori. E é importante que a ópera seja cantada em português, porque, como "João e Maria", essa ópera é dedicada a todo o tipo de público, desde a criança até o adulto, então como temos crianças envolvidas no público, se cantada em português a compreensão da ópera é mais rápida.
Na realidade, "L´enfant et les sortilèges" é a ópera dos sonhos de muitos maestros, porque apesar da sua curta duração, 50 minutos é pouco para uma ópera, ela é uma das obras mais sofisticadas que temos e contém algum dos achados mais bonitos da música francesa, feita por Ravel. Ela tem uma orquestração deslumbrante, tem 21 papéis (personagens) que são maravilhosos, participação de dois corais, um adulto e um infantil, corpo de baile e atores.
E, por ela ser uma história fantástica, uma história em que o menino conversa com a poltrona, com a cadeira, com a árvore, com os bichos, etc., ela é uma história que propicia uma encenação muito criativa. É um desafio prá pessoa encontrar uma maneira de encenar um libreto que é uma história fantástica; em que bichos falam, objetos cantam, tem sentimentos e coisas assim. Por isso é uma obra dos sonhos de todo o maestro. Ela propicia que a gente voe com a imaginação, que a gente trabalhe e crie em cima dela situações que são muito bonitas e no final, o que as pessoas acabam percebendo, é que é uma grande metáfora que mostra o amadurecimento de uma criança. A partir do momento que ela deixa de maltratar bichos e coisas assim, ela passa a entender o que isso significano mundo e ela se torna um adulto, ela amadurece. L'enfant et les sortilèges é uma grande metáfora sobre o amadurecimento de uma criança."
Vale a pena conhecer um pouco sobre sua carreira:
Natural de Piracicaba, Jamil Maluf estudou em São Paulo e completou sua formação musical na Alemanha com Francis Travis e Cláudio Santoro (Regência Orquestral), e Klaus Huber (Composição). Sob a orientação de Martin Stephani graduou-se em Regência Orquestral na Escola Superior de Música de Detmold. Em 6 anos na Alemanha regeu orquestras e participou de seminários com Sergiu Celibidache.
No Brasil, Jamil Maluf foi regente titular da Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Sinfônica Jovem Municipal e da Sinfônica do Paraná. Em 1990 criou a OER, da qual é diretor artístico e regente titular. Foi regente e professor no Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1981 e 2003 e, por quatro vezes (1980, 1986, 2000 e 2003) recebeu o prêmio APCA de Melhor Regente de Orquestra e, em 1985, pela Ordem dos Músicos do Brasil.
Em 1996 recebeu do Governo do Estado o Prêmio Carlos Gomes na categoria de Regente de Ópera e o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como Personalidade Musical do Ano, este em 1997.
Como compositor de trilhas sonoras para teatro, Jamil recebeu, em 1999, o prêmio Apetesp pela peça Espias.
Em 2000, o APCA por Imago e, em 2002, o Prêmio Panamco pela peça A Mão. Maluf criou ainda o programa Primeiro Movimento (TV Cultura), Palheta (Cultura FM), as séries Outros Sons, Ópera Estúdio e Cinema em Concerto. Em 2005 assumiu a direção artística do TMSP até o ano de 2009.
Fonte: www.concertato.com.br/artista_jamilmaluf.htm
O Maestro Jamil veio acompanhado da Diretora Cênica da ópera, Lívia Sabag, que trouxe novidades sobre como será a participação do coro em cena, como será o cenário e outras novidades que vamos contando nas próximas postagens. Logo teremos mais surpresas!
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