domingo, 11 de setembro de 2011

Ensaio de Gala

              Essa é a primeira vez que L´enfant et les Sortilèges é encenado no Brasil como ópera. Apesar disso, essa obra já foi tocada na forma de concerto, sem cantores ou cênica.
            Quem me contou esse fato foi um visitante bem importante que o Coro Infantil recebeu sábado, dia 10 de setembro. Nada menos que o Maestro Jamil Maluf, regente da Orquestra que irá tocar no espetáculo. Nas próximas postagens vamos falar um pouco dela, a orquestra.
             O Maestro é muito simpático, adorou conversar com a turminha, contou um pouco mais sobre a história da ópera e nos deu a honra de reger o Coro Infantil.
              Ele também foi muito gentil ao ceder alguns minutos para conversar comigo em uma pequena entrevista que transcrevo a seguir: 
              
               " A tradução da ópera foi feita pelo Tiago Mori. E é importante que a ópera seja cantada em português, porque, como "João e Maria", essa ópera é dedicada a todo o tipo de público, desde a criança até o adulto, então como temos crianças envolvidas no público, se cantada em português a compreensão da ópera é mais rápida.
                 Na realidade, "L´enfant et les sortilèges" é a ópera dos sonhos de muitos maestros, porque apesar da sua curta duração, 50 minutos é pouco para uma ópera, ela é uma das obras mais sofisticadas que temos e contém algum dos achados mais bonitos da música francesa, feita por Ravel. Ela tem uma orquestração deslumbrante, tem 21 papéis (personagens) que são maravilhosos, participação de dois corais, um adulto e um infantil, corpo de baile e atores.
                E, por ela ser uma história fantástica, uma história em que o menino conversa com a poltrona, com a cadeira, com a árvore, com os bichos, etc., ela é uma história que propicia uma encenação muito criativa. É um desafio prá pessoa encontrar uma maneira de encenar um libreto que é uma história fantástica; em que bichos falam, objetos cantam, tem sentimentos e coisas assim. Por isso é uma obra dos sonhos de todo o maestro. Ela propicia que a gente voe com a imaginação, que a gente trabalhe e crie em cima dela situações que são muito bonitas e no final, o que as pessoas acabam percebendo, é que é uma grande metáfora que mostra o amadurecimento de uma criança. A partir do momento que ela deixa de maltratar bichos e coisas assim, ela passa a entender o que isso significano mundo e ela se torna um adulto, ela amadurece. L'enfant et les sortilèges é uma grande metáfora sobre o amadurecimento de uma criança."
             
 
      Vale a pena conhecer um pouco sobre sua carreira:
         
 Natural de Piracicaba, Jamil Maluf estudou em São Paulo e completou sua formação musical na Alemanha com Francis Travis e Cláudio Santoro (Regência Orquestral), e Klaus Huber (Composição). Sob a orientação de Martin Stephani graduou-se em Regência Orquestral na Escola Superior de Música de Detmold. Em 6 anos na Alemanha regeu orquestras e participou de seminários com Sergiu Celibidache.
          No Brasil, Jamil Maluf foi regente titular da Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Sinfônica Jovem Municipal e da Sinfônica do Paraná. Em 1990 criou a OER, da qual é diretor artístico e regente titular. Foi regente e professor no Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1981 e 2003 e, por quatro vezes (1980, 1986, 2000 e 2003) recebeu o prêmio APCA de Melhor Regente de Orquestra e, em 1985, pela Ordem dos Músicos do Brasil. 
          Em 1996 recebeu do Governo do Estado o Prêmio Carlos Gomes na categoria de Regente de Ópera e o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como Personalidade Musical do Ano, este em 1997.
Como compositor de trilhas sonoras para teatro, Jamil recebeu, em 1999, o prêmio Apetesp pela peça Espias.        
          Em 2000, o APCA por Imago e, em 2002, o Prêmio Panamco pela peça A Mão. Maluf criou ainda o programa Primeiro Movimento (TV Cultura), Palheta (Cultura FM), as séries Outros Sons, Ópera Estúdio e Cinema em Concerto. Em 2005 assumiu a direção artística do TMSP até o ano de 2009.
                       Fonte: www.concertato.com.br/artista_jamilmaluf.htm 

          O Maestro Jamil veio acompanhado da Diretora Cênica da ópera, Lívia Sabag, que trouxe novidades sobre como será a participação do coro em cena, como será o cenário e outras novidades que vamos contando nas próximas postagens. Logo teremos mais surpresas!

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