domingo, 4 de setembro de 2011

Historinha

Sabem aquela história da andorinha que levava gotinhas de água com o bico para apagar um incêndio bem grande? Questionada se achava que aquilo iria adiantar, a andorinha disse: - Estou contribuindo com o pouco que posso, fazendo minha parte...

Nosso coro vai cantar apenas alguns minutos, mas faz diferença no todo com certeza.  

A historinha que conta uma ópera, para quem ainda não sabe,  costumamos chamar de "libreto".  A ópera "O menino e os sortilégios" foi escrita em apenas oito dias, segundo encontrei em pesquisas,  por uma amiga de Ravel chamada Sidonie-Gabrielle Colette.  Vamos conhecê-la então:

Ato I

 Cena 1.  Um quarto na Abertura
  
              A história é sobre uma criança rude que é repreendida pelos objetos em seu quarto, que está bagunçado.  Ignorando advertências de sua mãe, a criança se põe em birra quebrando as coisas em seu quarto. 
  
            
             Ele é surpreendido ao descobrir que os objetos em seu quarto, de repente ganham vida. 



O mobiliário também cria vida. Eles começam a conversar e se vingar para aterrorizar a criança. O fogo o persegue e os pastores pintados no papel de parede passam a repreendê-lo.  




            Mesmo a princesa do seu livro favorito da infância, que a criança rasgou em pedaços, é engolida pela terra.              Sua lição de casa toma forma como a matemática e se levanta de um dos livros rasgados e o atormenta.



Cena 2.  O Jardim
              O quarto é transformado em um jardim repleto de plantas e animais que dançam e cantam e que antes eram todos cruelmente torturados pela criança. 

              Ele tenta fazer amizade com as plantas e animais, mas estes o evitam por causa dos danos que os causou quando eram objetos inanimados. Eles estão tão ansiosos para ferir a criança que lutam entre si para o "privilégio" de vingar-se.  Em seu desamparo e solidão, ele grita pela sua mãe.
             Tudo muda quando a criança atende um esquilo ferido, embora ele próprio esteja machucado. Impressionados e tocados, os animais amolecidos e levam-no para casa.

 Fontes:

Concise Guide to Opera , Edited by Amanda Holden, Penguin Reference. Guia conciso para Opera, Editado por Amanda Holden, Referência Penguin. London: Penguin, 2005 London: Penguin, 2005
The Da Capo Opera Manual , Nicholas Ivor Martin, New York, Da Capo Press, 1997 A Da Capo Opera Manual, Nicholas Ivor Martin, New York, Da Capo Press, 1997



Nenhum comentário:

Postar um comentário