segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Queridos solistas

        
         Tive o privilégio de assistir aos ensaios, de observar a construção passo a passo; e depois, na platéia, ver o espetáculo pronto. Para nossas crianças, testemunhar esse processo, conviver com essa equipe, foi uma experiência única de aprendizado que poucas poderão compartilhar. Os astros conspiraram a favor.
         Os momentos de troca foram muitos, mas deixei para falar em especial de nossos queridos solistas.
         Todos eles tem carreiras sólidas e de renome. Para a ópera de Ravel, além de revelarem vozes bem trabalhadas e precisas, também nos encantaram com performances de atores/atrises, muito bem dirigidos pela Lívia Sabag.
        Ao observarmos outras montagens de "L' enfant...", disponíveis no youtube, temos que concordar com a Denise de Freitas, quando diz que se o menino fica parado, a cena morre. É preciso ter preparo físico e muita expressão para se encarar papel de criança, ainda mais de menino, e isso Denise tem de sobra. Além, claro, de sua voz firme e irrepreensível.

        Muitas das óperas que conhecemos são dramas, conflitos. Essa não foge muito à regra, e se fosse encenada apenas com esse viés, teríamos uma obra pesada, e como disse o maestro Jamil em entrevista: criança não se engana, se não gostar pede prá ir embora.

   Mas o tom dado por Lívia e a atuação de Paulo Queirós em dupla com Luciana Bueno como bule e xícara, e com Denise na cena da Aritmética, assim como Leonardo Pace como sofá, e a linda coruja de Gabriela Pace com toques na medida certa, trouxeram leveza e humor às cenas.        

         A Rouxinol Carol de Comi, além de fazer o papel de fogo faz também o de princesa, momentos que dão o contraponto da emoção, da tensão e do romance. Cantar como um rouxinol e fazer papel dele mesmo deve ser um sonho realizado!          
          O miado dos gatos à luz da lua ficou a cargo de Luisa Francesconi e Vinicius Atique, que também fizeram a poltrona e o relógio, respectivamente. Luisa também foi uma mãe esquilo, indignada com os maltratos do menino.
       Temos certeza que para as crianças do Coro Infantil, essa convivência com profissionais dessa qualidade, além de pessoas queridas, ficará em suas memórias para sempre. 
Muitas palmas para esse belo trabalho!


          




       

Nenhum comentário:

Postar um comentário