terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Coro e Orquestra Infanto-Juvenil - Encerramento dos trabalhos de 2011

                    Neste domingo dia 4/12/2011, o coro infantil fez a apresentação de encerramento das atividades do ano, cantando com a Orquestra Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música.
                    A Orquestra é regida pelo maestro Daniel Cornejo e é composta de alunos da Escola Municipal, além de admitir alguns alunos estudantes de outras escolas também. É a primeira vez que o Coro canta com essa orquestra e esperamos que seja a primeira entre muitas outras!
Todos nós ficamos muito orgulhosos e surpresos esse ano.
                    Eu explico: Esse coro ficou sem regente o primeiro semestre todo, além de contar com a alteração dos componentes. Muitos alunos chegaram agora, alguns cresceram e não fazem mais parte do grupo, etc. eu já havia mencionado esse caso aqui no blog, procurem a postagem chamada "Afinadinhos". Sem regente, a prof. Alcione assumiu os trabalhos no início, até que recebemos a nova regente.
                    A professora Regina Kinjo chegou em agosto e já com a incumbência de preparar a turminha para nada menos que uma ópera a convite do maestro Jamil Maluf!
                    E, apesar de todos esse contratempos, a afinação do Coro é impecável, o entusiasmo e o comprometimento dos integrantes é exemplar, assim como a disciplina; o que provocou elogios de profissionais experientes da área de espetáculos.
                    Esperamos que o coro continue assim lindo e competente, que tenhamos muitas apresentações de qualidade como as que tivemos esse ano. Parabéns Coro Infanto-Juvenil.

       
Nos ensaios..

...com a orquestra,

E no Theatro Municipal.

domingo, 13 de novembro de 2011

Mais imagens





Outro trecho da ópera. Mas ainda falta um pedaço... 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011



           Cenas do espetáculo no youtube que você pode assistir aqui também!

sábado, 22 de outubro de 2011


              Não fui eu que filmei, mas achei esse vídeo lá no you tube!
           Mais palmas para toda a equipe!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vamos cantar no "Municipal" !!! -Retrô

            Primeiro veio o convite. As autorizações, providências burocráticas, reuniões, conversas. 
                            Ópera?             
                                Conhece?
                         Já ouviu antes? 
                                        É facil? É dificil. 
                       E o Cd? A gente pode escutar? Onde tem?
              Alguns alunos acabando de chegar na escola, de idade mais tenra, nem sabiam direito o que era uma ópera de verdade. Os maiores, mais experientes, ficaram como monitores.
                 Mais reuniões e uma agenda cheia! A partitura veio com o Cd e grifada pela professora Alcione, nos trechos onde iriam cantar. Em francês?? E agora? Só sei cantar "Frère Jacques"! ... Nãão... Está traduzida!... ufa.
              Em sala de aula de teoria, as primeiras leituras, a associação com os estudos de intervalos, solfejo, escalas, Ravel, a época, o enredo, personagens. 
 
        
Primeiros ensaios

              Logo depois o coro conheceu a professora Regina, que agregou ao trabalho a preparação vocal, aquecimentos de voz, exercícios...e aos poucos foi se construindo um sonho:
Vamos cantar no "Municipal" !!!

Conhecendo o Maestro e a Lívia
Há pessoas que sabem, outras não. Sou mãe de um dos integrantes do coro. Um dia resolvi passar por lá e colocá-lo a par de onde seria o evento. Sua exclamação foi -Uau! Sua expressão, não fotografei. Deveria ter registrado.                   
   Depois disso resolvi tirar umas fotos dos ensaios para guardar como recordação. E a idéia de dividir com todos através do blog foi crescendo aos poucos, tomando forma. Junto com a maravilhosa obra que foi a montagem dessa ópera.
 Conhecemos o Paulo e a Denise

 
Trabalhando muito!
  Olhando as fotos percebo o quanto agora somos um grupo. Durante os ensaios e apresentações, fomos criando vínculo e amizades que sei que vão durar muito, por que foram naturais. Partilharam do mesmo objetivo e cresceram juntos. Aprenderam muito nesse quase três meses.                                   
                   
                     Prá ter a certeza de que para receber aplausos é preciso bastante trabalho e amor pelo que se faz.


 Agora sim, um Coro, que certamente vai seguir adiante, cantando ainda muita ópera!
      
                                                  





segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Queridos solistas

        
         Tive o privilégio de assistir aos ensaios, de observar a construção passo a passo; e depois, na platéia, ver o espetáculo pronto. Para nossas crianças, testemunhar esse processo, conviver com essa equipe, foi uma experiência única de aprendizado que poucas poderão compartilhar. Os astros conspiraram a favor.
         Os momentos de troca foram muitos, mas deixei para falar em especial de nossos queridos solistas.
         Todos eles tem carreiras sólidas e de renome. Para a ópera de Ravel, além de revelarem vozes bem trabalhadas e precisas, também nos encantaram com performances de atores/atrises, muito bem dirigidos pela Lívia Sabag.
        Ao observarmos outras montagens de "L' enfant...", disponíveis no youtube, temos que concordar com a Denise de Freitas, quando diz que se o menino fica parado, a cena morre. É preciso ter preparo físico e muita expressão para se encarar papel de criança, ainda mais de menino, e isso Denise tem de sobra. Além, claro, de sua voz firme e irrepreensível.

        Muitas das óperas que conhecemos são dramas, conflitos. Essa não foge muito à regra, e se fosse encenada apenas com esse viés, teríamos uma obra pesada, e como disse o maestro Jamil em entrevista: criança não se engana, se não gostar pede prá ir embora.

   Mas o tom dado por Lívia e a atuação de Paulo Queirós em dupla com Luciana Bueno como bule e xícara, e com Denise na cena da Aritmética, assim como Leonardo Pace como sofá, e a linda coruja de Gabriela Pace com toques na medida certa, trouxeram leveza e humor às cenas.        

         A Rouxinol Carol de Comi, além de fazer o papel de fogo faz também o de princesa, momentos que dão o contraponto da emoção, da tensão e do romance. Cantar como um rouxinol e fazer papel dele mesmo deve ser um sonho realizado!          
          O miado dos gatos à luz da lua ficou a cargo de Luisa Francesconi e Vinicius Atique, que também fizeram a poltrona e o relógio, respectivamente. Luisa também foi uma mãe esquilo, indignada com os maltratos do menino.
       Temos certeza que para as crianças do Coro Infantil, essa convivência com profissionais dessa qualidade, além de pessoas queridas, ficará em suas memórias para sempre. 
Muitas palmas para esse belo trabalho!


          




       

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Asas à imaginação

                        

                       Imago, s.f. zool. : Forma definitiva do inseto que emerge da pupa ao final do terceiro estágio de metamorfose de sua vida, e na qual se define seu sexo. Para a psicanálise, imagem ou fantasia de uma pessoa, carregada de valor afetivo. 


De repente, surgem personagens de fantasia, 'seres invisíveis', animados, fantásticos, que dão asas e vida à sua imaginação.

 
Parece que não há ninguém no palco.
 
 Animados por atores camuflados, iluminados por luz especial, essa é a técnica  "Teatro Negro" onde os objetos se movem e passeiam livres em cena.




      A Companhia de Teatro Imago,  fundada em 1999 pelo diretor de teatro, cenógrafo e  iluminador Fernando Anhê e por nosso Maestro Jamil Maluf,  já conhecido do público desse blog,
   é responsável pelos maravilhosos efeitos visuais que compõem a produção "O Menino e os Sortilíegios". Amplamente premiada, a equipe também produziu "Pedro e o Lobo" , "A Flauta Mágica" , "João e Maria", e várias outras em parceria musical com o Maestro Jamil.

Como já sabemos, Ravel gostava de chamar 'O Menino..."  de Fantasia lírica pois tem a intenção de expressar, através da música, uma viagem através da imaginação.
     É o mundo infantil, onde objetos criam vida e conversam, e onde os personagens dos contos de fada fazem a ligação com o mundo real.

 
         Fernando Anhê e a Companhia Imago, conseguem através do Teatro Negro, somados à técnica de projeção de vídeo chamada Video Mapping com efeitos de 3D, tirar nosso fôlego e transformar o espetáculo em uma verdadeira viagem ao mundo infantil.